Possibilidades de atuação do comunicador
- Labcom Univap
- 21 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

Escrito por: Alessa Ribeiro, Jady Togni, Nacarô Serapião, Thamires Trindade, Michael Gomes e Milena Peres
Um dos grandes desafios da nossa vida é escolher a nossa área de atuação profissional. É muito complicado identificar o que gostamos e encontrar cursos que cumpram esse objetivo… Por isso, nós, os pesquisadores do Labcom, vamos te ajudar e abordar sobre algumas das áreas da Comunicação Social que gostamos e que, às vezes, são até esquecidas...
Rádio e TV
Então, para começar, vamos falar sobre as áreas de atuação de um profissional de Rádio e TV! E não, um atuante na área de Rádio e TV não precisa necessariamente trabalhar com rádio e televisão!
A área de atuação do profissional de Rádio e TV é bem ampla, mas é comum que quem procure o curso tenha interesse em trabalhar com audiovisual de modo geral. Todo esse universo de produção audiovisual pode abranger até mesmo os videoclipes, os vídeos publicitários, as séries, o cinema, YouTube, entre vários outros. E é dentro dessa área que o profissional de RTV cria roteiros, produz, dirige, filma, edita, e etc…
No que diz respeito ao ramo de rádio e da televisão, podemos trabalhar com locução, apresentação, sonoplastia, criação de grades de programação, cenografia... Outro nicho que têm crescido muito e possui bastante demanda também é o podcast.
Jornalismo
Outra área da Comunicação Social que é bastante abordada e que têm se reinventado na atualidade é o próprio Jornalismo.O jornalista pode ser repórter, apresentador, editor de televisão... mas, muito além desses trabalhos tradicionais, o jornalista pode trabalhar em várias áreas que ele se identifique como, por exemplo, o Jornalismo de Moda – pouco falado, mas muito importante!
O Jornalista de Moda aponta as tendências comportamentais e traduz os conceitos de moda para seus leitores e telespectadores. Para isso, ele elabora a pauta e os editoriais, e faz a cobertura de desfiles, análises e críticas de moda para veículos de comunicação como revistas, jornais, blogs, redes sociais, TV e rádio. Ele identifica públicos-alvo, criando pautas relevantes, assertivas e coerentes para o leitor.
Ele também desenvolve todo o trabalho de edição de moda, desde a elaboração do conceito do editorial, a seleção e contratação de fotógrafo, modelo, cabeleireiro, maquiador e produtor de moda, até a aprovação final e edição do que foi desenvolvido.
A moda, infelizmente, possui uma carga pejorativa, né? Muitos acreditam que ela seja fútil e desnecessária, mas, pelo contrário, moda é muito mais que roupa. A moda está em tudo, moda é política, é revolução, é expressão e, principalmente, comunicação. Por meio de vestimentas as pessoas vêm se comunicando há séculos, seja mostrando sua identidade ou seu humor, e o jornalista tem um papel fundamental nisso. Ele trabalha para informar e desconstruir essa imagem de que a moda não é importante.
Digital
Outras áreas de atuação da Comunicação Social que têm crescido bastante são de gerenciamento de redes sociais e do marketing digital. Sabemos que hoje as redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e, inclusive, no mercado de trabalho. Você sabia que até mesmo as grades curriculares nas faculdades de jornalismo estão sendo alteradas para incluir o estudo das mídias sociais? Esse mercado vem crescendo e o jornalista hoje pode atuar com isso. Veja uma lista de possibilidades:
- Gerenciamento de redes sociais: o profissional vai ‘’cuidar’’ das redes sociais, criando posts, fotos, imagens, vídeos, visando criar um maior engajamento e interação da empresa em que trabalha com os internautas.
- Marketing digital: nesse ramo, o jornalista estuda diversos meios de planejamento para a empresa que englobam criação de conteúdo, elaboração de anúncios, análise de métricas, monitoramento, interação com usuários. Embora seja semelhante com o gerenciamento, o marketing aprofunda mais o meio digital, observando toda a parte que inclui a web, indo além das redes sociais.
Hoje, sabemos que essa área está em alta, justamente por todos usarem redes sociais e assim ser necessário identificar quais as melhores estratégias para cada empresa e ramo, de acordo com seus objetivos. A demanda de jornalistas por essa área está cada vez mais evidente.
E por último, mas não menos importante, precisamos falar das principais atribuições de um profissional de Publicidade e Propaganda!
Esses profissionais da área de comunicação social podem trabalhar em uma agência de publicidade, no setor de marketing de uma empresa, na TV, na rádio, na internet e até mesmo como freelancer. O profissional pode desenvolver suas atividades nas áreas de: produção, criação e planejamento publicitário; marketing; pesquisa de mercado; comunicação digital; promoção de vendas, consultoria, entre várias outras áreas...
Em uma agência, por exemplo, o publicitário pode trabalhar com atendimento ao cliente, nos setores de criação, de marketing, mídia…
E aí, você já tinha ouvido falar dessas possibilidades de atuação de um comunicador? Qual tem mais a ver com você?
Comments