#ParaSeOrgulhar: Entretenimento LGBTQIA+ - Dicas de filmes séries que representam a comunidade!
- Labcom Univap
- 25 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Na sequência do Mês do Orgulho LGBTQIA+ e às publicações do movimento #ParaSeOrgulhar, separamos algumas indicações do que assistir e ouvir para você se sentir representado ou aprender com a comunidade! Então, segura aí e anote as sugestões!

Para começar, vamos indicar o filme “Boy Erased: Uma Verdade Anulada” (2018), que fala sobre um jovem, Jared, de apenas 19 anos, que mora em uma pequena cidade conservadora do Arkansas. O rapaz é gay e é filho de um pastor da Igreja Batista. Em um certo momento de sua vida, Jared é confrontado pela família e precisa escolher entre arriscar perdê-la ou entrar em um programa de terapia que busca tentar "curar" sua homossexualidade. O longa está disponível no Youtube, no Google Play Filmes e em breve irá passar nos canais Telecine da TV por assinatura. Então, fique de olho!
Outro filme que aborda esse tipo de conversão é o “The Miseducation of Cameron Post” (2018). O drama ocorre no ano de 1993, quando Cameron, uma estudante colegial, é forçada a passar pela terapia de conversão homossexual após ser flagrada com a rainha do baile de formatura. O longa está disponível nas plataformas do Youtube e no Telecine.
O terceiro filme que vamos indicar é “Moonlight: Sob a Luz do Olhar” (2018). O drama relata diferentes realidades e dificuldades vividas pelo jovem negro Chiron. Ele vive na periferia de Miami e não consegue encontrar sua própria identidade. O filme carrega também diversos prêmios do mundo do entretenimento como Globo de Ouro e até mesmo o Oscar. Vale super a pena! Disponível em: Netflix, Youtube e no Google Play Filmes.
A sugestão do próximo filme fica por “Meu Nome é Ray” (2015), que aborda a vida de um menino transgênero e os desafios que enfrenta durante o período de transição. O longa possui um olhar reflexivo sobre a transgeneridade e sobre a aceitação por parte da família do protagonista. O drama está disponível na Netflix!
No que diz respeito ao universo das séries, nós temos algumas indicações também, segue aí!
SENSE8 (2015-2018):
Sinopse: A série conta a história de oito desconhecidos: Will Gorski, Riley Blue, Capheus "Van Damme" Onyongo, Sun Bak, Lito Rodriguez, Kala Dandekar, Wolfgang Bogdanow e Nomi Marks. Cada uma dessas pessoas é de uma cultura e um país diferente (exceto Will e Nomi, ambos americanos). Em seu cotidiano, todos subitamente têm uma visão da violenta morte de uma mulher chamada Angelica e, a partir de então, eles descobrem estar mentalmente e emocionalmente ligados um ao outro, sendo capazes de se comunicar, sentir e apoderar-se do conhecimento, linguagem e habilidades alheias. A quem tem esse tipo de dom é dado o nome de Sensate. Ao passo que tentam descobrir como e por que esta conexão aconteceu e o que isso significa, um misterioso homem chamado Jonas tenta ajudar os oito. Enquanto isso, outro estranho, chamado Whispers, tenta caçá-los, usando o mesmo poder para conseguir acesso às mentes sensate, embora Whispers precise olhar nos olhos dos outros sensates. Cada episódio reflete os pontos de vista dos personagens, que interagem uns com os outros enquanto aprofundam as próprias origens, as próprias diferenças e as experiências passadas que possam uni-los.
LOVE, VICTOR (2020):
Sinopse: A série se concentra em um novo aluno da Creekwood High School, Victor. A série segue sua jornada de autodescoberta: enfrentando desafios em casa e lutando com sua orientação sexual. Ele procura Simon quando parece muito difícil para ele lidar com o ensino médio.
POSE (2018-presente):
Sinopse: A primeira temporada de Pose é ambientada em 1987–88 e analisa "a justaposição de vários segmentos da vida e da sociedade em Nova Iorque": o mundo da cultura afro-americana e latina, a cena social e literária do centro da cidade e a ascensão do yuppie. A protagonista Blanca, uma mulher trans, decide abrir sua própria casa, a Casa Evangelista, para abrigar jovens homossexuais e transexuais que não tem onde morar, além dos concursos organizados em bailes LGBT.
TODXS NÓS (2020):
Sinopse: A série apresenta a história de Rafa, ume panssexual e não-binárie, que decide se mudar do interior de São paulo para viver com o primo na capital. O intuito da série é apresentar assuntos contemporâneos que envolvam sexualidade e gênero de uma nova geração de jovens dentro da comunidade LGBTQIA+ .
Quanto ao mundo da música, separamos algumas canções em uma playlist! Siga a playlist no Spotify e dê um play!
Comentários